04 março 2013

Kombis , uma paixão !

Olá gente amiga !
Quem é que nunca andou de kombi ao menos uma vez na vida ?
Elas já tiveram seus tempos aureos,mas ainda hoje são apreciadas e mantem o charme vintage.
fizemos uma linda seleção de imagens de Kombis que vão muito além do prosaico modelo branco, vamos ver ?




Algumas informações sobre a Kombi :
O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multi-uso", em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, ideia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
A kombi se tornou um dos principais símbolos da concultura hippie, de 1960 até hoje
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação - o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.
Em 2006 este veículo (modelo T2 Microbus) foi protagonista do filme Little Miss Sunshine,[1] sendo que boa parte do filme é passada com cenas neste veículo.[2]
fonte











E existe até um blog dedicado aos apaixondos por Kombi :

O Blog da Kombi é um espaço mantido pela Copava - concessionária VW com unidades em Curitiba e interior do Paraná - para reunir os apaixonados pela Kombi. Aqui você encontra informações, novidades, histórias e dicas culturais sobre este veículo, que desde 1953 é parte da vida dos brasileiros.
Fonte : aqui


Quando o holandês Ben Pon idealizou a Kombi, no final da década de 1940, não imaginava que 20 anos mais tarde o veículo se tornaria um símbolo da cultura hippie nos Estados Unidos.
Utilizada como uma mistura de automóvel e albergue, a Kombi conquistou uma geração que teve o seu auge em 1969, no Festival de Woodstock. O evento reuniu grandes nomes musicais da contracultura, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, além da banda inglesa The Who.
A partir daí, a Kombi ganhou cada vez mais o coração dos aventureiros de plantão. Ousada, era – e ainda é – o veículo ideal para quem queria pegar a estrada e entrar em contato com outras culturas. Dessa forma, contribuiu significativamente para o processo de globalização.
Para você que é apaixonado pelo veículo e quer conhecer pessoas que viajam pelo Brasil com ele, uma dica é conferir o blog Histórias de Alice, que conta as aventuras vividas por uma Kombi viajante em companhia de um casal de fotógrafos.Extraído daqui.



E então, qual a sua preferida ?
Confesso que a cor de rosa é linda !
Rsss...

Beijo .

4 comentários:

tubilinha tiacarminha disse...

Fui os primeiros quatro anos para a escola em uma vinho e branca,carona do vizinho.Minha avó chamava estas de duas cores de saia e blusa,...já ouviu isso?Minha irmã tem duas,uma 2011 e 2012,de 12 lugares e totalflex,meu cunhado faz transporte escolar e ela transporte para terceira idade ir para academia e clubes em Rio das Ostras.Já tivemos algumas para transportar pedreiros e serventes que trabalham com meu marido,agora temos uma 2009 acabada,e branca de raiva.Acho ótimo sair com a galera,pena que só posso carregar 09 pessoas.BeijoGRANDE

M de Maria Ateliê disse...

Kombi e fuscas são clássicos.
Vejo peças lindas de decoração com eles.
Adorei a vermelha e branca (igual a rosa que você gostou).
bjs, ótima terça para vocês.

Patrícia Gonçalves disse...

Kombis....
Já fui muito á santos de Kombi quando crianças, acho um dos clássicos do tranporte familiar..adoro.
Gostei do rosa e do colorido..rsrs

bjs
paty

Nil disse...

Eu já andei de kombi, também, Lílian. E ficava toda boba, como se estivesse num carro muito chique(mas na época não era não...rss..)Meu pai tinha uma, comprava e vendia ferro velho, e frutas, dependendo da ocasião.
Época boa aquela. A tal kombi, não tinha as poltronas atrás, só na frente. A gente ia sentadinha no fundo, e feliz da vida....rs
Bjs, bjs